quinta-feira, 1 de julho de 2010

Curiosidades



O que é Efeméride?

Eu ouvia essa palavra na redação do Jornale como um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia todos os anos (ex.: Dia da avó).

Meu amigo Ricardo sempre me disse que existia um nome próprio para os horários de nascimento do sol e da lua. E que seria efimérides.
Eu fiquei achando que estava doida ou burra mesmo, e ele dizia ter "certeza".

Hoje eu descobri que o nome ao qual ele se refere sempre é Efemérides, no plural.
Olha a explicação no wikipédia:

Na forma plural, "efemérides", nomeadamente, "efemérides astronômicas" ou "efemérides monárquicas", é o termo usado por magos,astrônomos, astrólogos e monarcas para anunciar a tanto as ocorrências de alguns acontecimentos celestiais eclipse, cometas bem como escolher a posição dos astros para assinaturas e tratados imperiais tudo de acordo com a posição dos astros de cada dia, normalmente encontrados num conjunto de tabelas denominadas hoje efemérides astronômicas que indicam a posição dos astros para cada dia do ano.

Modernamente, as efemérides astronômicas são calculadas por algoritmos.


Fiquei feliz em saber que não SOMOS tão tapados assim.

Valeu Ricardo!

[Foto Norma Ouro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário